Foi na San Diego Comic-Con de 2009. Em uma ótima jogada, a Marvel comprou os direitos do Marvelman, um personagem inglês criado por Mick Anglo nos anos 50 a partir do Capitão Marvel e que, depois, ganhou vida própria e teve HQs feitas por gênios como Neil Gaiman e Alan Moore. Um clássico que estava esquecido. Só que esse clássico continuou (quase) esquecido.
Veja bem: a Casa das Ideias até promoveu umas reimpressões de histórias clássicas, mas tudo passou a feder quando Todd McFarlane, que havia adquirido o que sobrou da editora que publicava o herói, apareceu dizendo ser o verdadeiro dono do personagem. Tudo porque Neil Gaiman, que ajudou a Marvel a comprar os direitos, estava em uma longa briga com McFarlane não só por causa do Marvelman, mas também pelos direitos de personagens como Ângela e Spawn Medieval — um outro rolo ainda mais complicado.
ENFIM. O que importa é que finalmente houve um acordo entre as partes e Gaiman, inclusive,pegou os direitos da Ângela e os repassou para a Marvel. Sendo assim, um novo anúncio envolvendo o Marvelman era questão de tempo — tempo que chegou agora, com a New York Comic Con.
No sempre concorrido painel Cup o’ Joe, o CCO da Marvel, Joe Quesada, anunciou o re-retorno do Marvelman e as primeiras publicações com o personagem!
Basicamente, 2014 começará com as reimpressões da fase Miracleman, já nos anos 80 — uma mudança de nome causada justamente por pressão da própria Marvel Comics. O melhor vem agora: a Casa das Ideias irá relançar TUDO dessa época, começando pelas histórias que vinham na finada revista Warrior e continuando pelo gibi próprio do personagem, incluindo a até hoje inéditaMiracleman #25, que seria o final da fase do Gaiman e que nunca foi publicada por conta do fechamento da Eclipse Comics. Além do próprio Gaiman, essa fase incluiu Alan Moore escrevendo as primeiras edições.
No vídeo exibido durante o painel da NYCC, Gaiman afirmou que “eu amo a ideia de que finalmente vou conseguir terminar isso. É o maior trabalho incompleto da minha vida”. Já em entrevista ao site oficial da Marvel, o vice-presidente sênior da Marvel Publishing David Gabriel comentou que “temos trabalhado bastante com os artistas de Miracleman para obter as artes originais ou fotografias em todas as instâncias possíveis, e nós estamos aplicando os mesmos métodos rigorosos de restauração e padrões de qualidade que usamos na linha Marvel Masterworks. A equipe de Projetos Especiais da Marvel tem até desenvolvido novas técnicas especificamente para este projeto”.
Resta saber o que a Marvel fará depois. Há dois caminhos: introduzir o personagem no Universo Marvel 616, que é o principal, ou guardar o Marvelman/Miracleman para um universo próprio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário